Você sabe o que é due diligence e seu papel na mitigação de riscos e no crescimento da empresa?
Esse processo é muito utilizado quando empresas precisam identificar oportunidades ou riscos em momentos como venda da corporação e fusão com outras empresas, por exemplo.
Para isso, é indicado realizar uma análise profunda e detalhada de informações de uma sociedade empresária. Em um momento de tomada de decisão importante, entender a atual situação da empresa é essencial.
Portanto, para que você entenda o que é due diligence, sua importância para as empresas e como é feito o processo, confira o conteúdo abaixo. Separamos esses e outros pontos essenciais sobre o assunto. Boa leitura!
O que é due diligence
O Due Diligence, quando traduzido para o português quer dizer “diligência prévia” ou “devida diligência”. No âmbito empresarial, esse é o processo utilizado para analisar, estudar e avaliar informações detalhadas de uma organização.
Dessa forma, é a partir dele que a empresa consegue investigar a gestão empresarial em várias áreas como jurídica, contábil, imobiliária, etc.
Esse processo normalmente envolve questões jurídicas, fiscais e financeiras. Assim, é possível identificar erros e riscos, assim como oportunidades para ajudar no crescimento do negócio. Pode-se dizer que esse é tipo um pente fino que é passado em todas as áreas da empresa.
Dessa forma, o due diligence também auxilia no entendimento da projeção de mercado da empresa. Neste caso, consegue identificar se a mesma adota ações que estão de acordo com a sua cultura e procedimentos internos.
Esse processo é bastante importante para momentos decisivos como venda da empresa, escolha de fornecedores, fusão com outras corporações e ações preventivas.
Etapas do due diligence
As etapas que o due diligence utiliza para alcançar os detalhes do negócio são:
- Investigação: é feita uma análise inicial da empresa para entender seu atual cenário;
- Planejamento e abordagem inicial: é identificada a melhor abordagem para acessar os documentos de análise;
- Contrato de confidencialidade: alguns documentos podem ser confidenciais, por isso é preciso garantir que informações importantes sejam mantidas seguras.
- Levantamento de dados: momento de apuração de documentos para due diligence, como livros contábeis, arquivos internos, contratos, entrevistas, dentre outros;
- Avaliação: cruzamentos de informações para identificar os erros e oportunidades encontrados.
- Relatório: documentação dos resultados para servir de base na tomada de decisão assertiva dentro da empresa.
Quais áreas podem ser analisadas
Existem áreas que impactam mais dentro da empresa e que possuem um peso maior na análise de mercado. Portanto, essas estarão sempre presentes no processo de análise do due diligence. Confira quais são:
- Due diligence financeira: analisa a saúde financeira do negócio e seu futuro através do estudo de todo o fluxo de capital da empresa. Isso inclui fluxo de caixa, ganhos, passivos e ativos, bens, fundos, dívidas, administração do negócio, planos de negócios, dentre outros.
- Due diligence jurídica: analisa todas as questões jurídicas, assim como suas pendências. Além disso, se estuda a cultura de procedimentos internos e externos, a fim de entender se as atividades estão dentro das normais legais.
- Due diligence trabalhista: analisa a questão contratual e legislativa dos trabalhadores. Também é levada em conta a distribuição das funções dentro do quadro funcional, além de entender como esse quadro contribui para a saúde financeira do negócio e possíveis riscos futuros.
- Due diligence contábil e fiscal: são analisados documentos da empresa para garantir que esta esteja dentro das normas fiscais e da lei.
Qual a relação do due diligence e da compliance
Você sabia que a falta de compliance é uma das principais causas do fechamento de empresas no Brasil?
Este é um processo altamente complexo que também tem o objetivo de passar um pente fino em todas as áreas da empresa. Dessa forma, o due diligence faz parte de um dos 9 pilares da compliance.
Realizar esse estudo detalhado é uma das principais maneiras de identificar casos graves como o caso da corrupção, por exemplo. Afinal, ele analisa tanto influências internas quanto externas para mitigar erros e riscos que possam comprometer o funcionamento da empresa.
Quem é o profissional adequado para realizar o due diligence
São vários os pontos que devem ser analisados ao comprar uma empresa ou ao aceitar um novo fornecedor. Como é o caso dos débitos abertos ou da reputação daquele negócio com quem a sua empresa está estreitando relações.
Além disso, são muitas as áreas que merecem atenção e devem ser analisadas. Diante de uma legislação tão detalhista e da burocracia para empresas, contar com a ajuda de um especialista é essencial para garantir seu funcionamento.
Portanto, o advogado empresarial é o profissional indicado para analisar todas as atividades da empresa.
Como esse especialista tem amplo conhecimento sobre a legislação, então será mais efetiva a análise a fim de encontrar riscos e erros que servirão para tomar decisões assertivas para o sucesso do negócio.
Além disso, o advogado também tem a expertise de auxiliar na criação dos contratos exigidos em processos de venda, compra, fusão de empresa, fechamento com novos fornecedores, dentre outros.
Também é através da assessoria jurídica que você terá a sua empresa representada em situações na Justiça, uma vez autorizado pelos responsáveis do negócio. Isso garante a segurança jurídica da empresa perante a Justiça.
Além do mais, o advogado também poderá compor uma série de boas práticas que podem ser incorporadas na empresa como atos de prevenção.
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